Iniciativas do Centro Cultural 25 de Julho são apresentadas aos vereadores em visita do Projeto Diálogos

por Ascom/Câmara FW publicado 06/06/2022 14h51, última modificação 07/10/2024 09h18
Além de buscar recursos para a construção da sua nova sede, entidade realizará ainda neste ano a 1ª Volk Fest

Visita ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6 (Foto: Gustavo Menegusso_

Uma entidade que respira cultura e tradição há mais de 30 anos. Este é o Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen, fundado em 1991 e que atualmente possui cerca de 30 sócios e 70 dançarinos, distribuídos nos quatro grupos de danças folclóricas (infantil, juvenil, adulto e casais). A etnia alemã, como é conhecida, não mantém viva apenas a tradição de um povo e seus costumes, como também leva o nome do município pelo Rio Grande do Sul e Brasil afora.

Recentemente, a Câmara aprovou um projeto de lei autorizando o Executivo Municipal a repassar R$ 400 mensais ao Centro Cultural, para auxiliar nas despesas com o transporte dos grupos em apresentações em outros municípios. Para verificar como estão estes repasses e conhecer um pouco mais do trabalho da entidade, a Mesa Diretora do Poder Legislativo realizou uma visita à diretoria da etnia alemã na manhã desta segunda-feira, 6. Participaram do encontro o presidente da Casa, Leandro Mazzutti; o vice-presidente Belonir Vendruscolo e o segundo-secretário Raul Pazuch da Silva, além do presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Igor Senger; o segundo-tesoureiro, Érico Wommer; o diretor social, Leonardo Hoelscher; a diretora artístico-cultural, Taciana Tagliapietra; o diretor jurídico, Daniel Da Luz e a integrante do Conselho Fiscal, Lúcia Jung.

Dois projetos do Centro Cultural

Após uma breve explanação da história do Centro Cultural e do seu crescimento nos últimos anos, com o envolvimento de mais dançarinos e suas famílias, Senger apresentou dois projetos principais que estão mobilizando a entidade. Um deles é a realização da 1ª edição da Volk Fest, um evento cultural que integraria as comemorações do Frederico em Luz já neste ano, no último fim de semana de novembro, contando com apresentações de grupos folclóricos, banda, orquestra e gincana com as escolas. A execução do projeto aconteceria por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Outro projeto que a direção da etnia está à frente é a construção da sua nova sede social. Desde 2004, o Centro Cultural 25 de Julho possui um salão de madeira, no bairro Aparecida, onde os grupos se reúnem para ensaios e demais atividades, no entanto, devido às condições do local, festas e eventos de maior proporção não são realizados no espaço. “A continuidade do Centro Cultural também passará pela nossa sede”, frisou Hoelscher.

A nova sede está projetada em estilo de uma casa germânica, onde não será apenas um salão de festas, mas um espaço para se trabalhar a cultura e o turismo e fortalecer a música, a língua, a dança e a culinária alemã. “Inicialmente, iremos tentar buscar recursos junto a LIC e protocolar o projeto em duas etapas. Se não conseguirmos pela LIC iremos tentar de outras formas, como o Programa Avançar na Cultura”, explicou Senger.

Ao fim do diálogo, os vereadores parabenizaram a diretoria do Centro Cultural pelo trabalho desenvolvido no município e colocaram o Poder Legislativo à disposição para auxiliar no que for necessário.

31ª Juli Fest

Senger também falou sobre os preparativos da tradicional Juli Fest, que neste ano completa 31 edições. O evento acontecerá no dia 17 de julho, no bairro Fátima, com celebração religiosa, atividades de integração, almoço típico, apresentações dos grupos de danças e baile.