Implantação da Oncologia no HDP: comitiva de lideranças irá buscar apoio em Brasília

por Gustavo Menegusso publicado 28/07/2023 10h55, última modificação 07/10/2024 09h18
Codemau promoveu nova reunião com representantes do Poder Público e de entidades na quinta-feira, 27

Reunião foi realizada na quinta-feira, 27 (Foto: Eliége Gomes)

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) realizou na quinta-feira, 27, na URI/FW, uma nova reunião para compartilhar os avanços já conquistados na implantação dos serviços oncológicos no Hospital Divina Providência (HDP), em Frederico Westphalen. O encontro também teve como objetivo discutir as próximas ações para consolidar esse importante projeto de saúde na região.

A reunião contou com a presença do Legislativo Municipal, representado pelos vereadores Jorge Alan Souza e Leandro Mazzutti, que integram a Comissão Especial em prol da efetiva instalação da Oncologia, da Câmara de FW. Também participaram a presidente do Codemau, Márcia Faccin, e outras autoridades locais e regionais, além de representantes de entidades e instituições.

O encontro permitiu socializar as ações desenvolvidas até o momento e traçar estratégias para dar continuidade ao processo de implementação da oncologia no HDP. A expectativa é proporcionar tratamentos mais abrangentes e especializados, oferecendo suporte essencial aos pacientes oncológicos da região e um mapeamento prévio dos diagnósticos.

Dentre as iniciativas planejadas, destaca-se a apresentação da demanda para a Bancada Gaúcha em Brasília (DF), que ocorrerá no próximo dia 1º de agosto. Uma comissão composta por lideranças locais se dirigirá à capital federal para buscar o apoio e recursos necessários para a viabilidade do projeto. “A união de esforços entre o Poder Público, Codemau e a comunidade regional reafirma o compromisso coletivo em promovermos melhorias na área da saúde. É nosso papel a busca pelo acesso a tratamentos de qualidade e a assistência mais humanizada e eficiente no enfrentamento do câncer”, comentou o presidente da Comissão Especial, Jorge Alan.