IFFar apresenta para a Mesa Diretora proposta para ampliação da infraestrutura
Direção do IFFar visita a casa legislativa buscando auxílio para captar recursos - Foto: Heloise Santi
A direção do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Frederico Westphalen, procurou a Mesa Diretora da Câmara para apresentar o projeto de expansão da infraestrutura visando a melhor capacitação dos profissionais do curso de Medicina Veterinária e consequentemente na oferta de serviços para a comunidade e, auxiliar a instituição na busca por recursos para executar tais obras.
De acordo com o diretor da instituição, Bruno Boniatti, o campus atua hoje em quatro áreas do conhecimento agrícola, ofertando o curso técnico em agropecuária e medicina veterinária, informática com o técnico na área e o curso superior em ciência da computação, área de gestão com o técnico e o bacharel em administração e nas licenciaturas há graduação em matemática e licenciatura para bacharéis não licenciados.
O professor salientou que o curso com maior procura e com grande índice de pessoas da região matriculados é o de medicina veterinária, e que este precisa de um novo espaço para atendimento e aulas práticas com grandes animais, hoje alocado em um espaço cedido pela UFSM. “A estrutura que temos hoje supre parte da demanda, mas temos receio da avaliação do MEC pois é uma estrutura antiga. Até 2015 recebemos recursos para investimentos e, a partir de então eles foram ficando escassos. Nosso projeto está no Ministério da Educação, mas não temos muita perspectiva de que saia do papel”, disse o diretor.
O projeto
O valor inicial a proposta, para a construção de um hospital veterinário no campus, ultrapassava os R$ 10 milhões, porém com a redução dos recursos a instituição já adaptou o projeto e está propondo a construção de três módulos, orçados em R$ 700 mil cada - Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção para bovinocultura de leite; Bloco de Grandes Animais; Bloco Acadêmico de Apoio. Em um ofício entregue à mesa diretora, a ser lido na sessão desta terça-feira, 29, a direção o instituto detalha o projeto.
Além da apresentação da demanda aos demais edis para somar esforços na proposta, a mesa diretora se comprometeu de apresentar o projeto para deputados e senadores, bem como atuar junto ao Ministério da Educação para priorizar tais obras. “Temos um potencial muito grande no que se refere a agropecuária de corte, de leite, também a suinocultura, avicultura e, não temos dúvida que este curso e estes espaços de práticas são essenciais para desenvolver a região”, salientou o presidente da Câmara, Jorge Alan Souza.
O IFFar conta hoje com 1.077 estudantes oriundos de 119 municípios distintos. É importante ressaltar que há cursos (ex. Medicina Veterinária, Ciência da Computação e Matemática) que ainda não estão integralizados, ou seja ainda irão receber novas turmas de estudantes (antes das primeiras formaturas). A equipe conta ao todo 101 servidores efetivos, sendo 64 docentes e 37 técnicos administrativos.