Homenagens aos 15 anos da UFSM/FW marca sessão ordinária da Câmara

por Ascom/Câmara FW publicado 21/10/2021 14h55, última modificação 07/10/2024 09h17
Na pauta, também, indicações e pedidos de providência de origem do legislativo e posse do suplente de vereador Darci da Rosa
Homenagens aos 15 anos da UFSM/FW marca sessão ordinária da Câmara

A homenagem ocorreu durante a sessão ordinária da casa legislativa - Foto: Heloise Santi

A Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite dessa terça-feira, 19, durante a sessão ordinária da casa, uma homenagem aos 15 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus de Frederico Westphalen, que conta com seis cursos presenciais – Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação, dois cursos EAD – Licenciatura Interdisciplinar Indígena e Licenciatura em Computação e dois programas de pós graduação – Agronomia, agricultura e ambiente e Ciência e Tecnologia Ambiental.

Criada em 2006, com os objetivos de promover a interiorização do ensino superior gratuito e impulsionar o desenvolvimento da região Norte do Rio Grande do Sul o então Centro Universitário da Região Norte (Cesnors), com campus em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, completa 15 anos.

Consolida como uma das mais importantes instituições de ensino do país, neste período, a instituição já soma 495 projetos de pesquisa, 235 de extensão, 59 de ensino, o registrou dois programas de computadores, duas patentes de invenção, sete novas cultivares e uma interface DMX USB com tecnologia licenciada. Já são mais de 1,5 mil egressos, 1,2 mil estudantes, 91 professores, 51 técnicos administrativos, 31 terceirizados.

Na tribuna, o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou o papel da Universidade como agente transformador da sociedade. “Não há outra perspectiva para o desenvolvimento do país e para nossa região, sem que isso ocorra através da educação. Nós, evidentemente entendemos as dificuldades orçamentárias e econômicas, mas precisamos também compreender que educação não é gasto, educação é investimento. Investimento em soberania, em cidadania, em conhecimento, em ciência, em tecnologia, em desenvolvimento econômico e social, em geração de emprego, em geração de renda e sobretudo em oportunidades para jovens e crianças que veem na universidade, ainda que distante pra muitos, uma expectativa de futuro”, disse.

Burmann salientou ainda a importância econômica da universidade para o município, não apenas pelo volume de salário de seus servidores docentes e técnicos administrativos, mas também pelo que representa a circulação de 1.200 estudantes permanentemente na cidade, em aluguéis, em supermercados, em bares, em restaurantes fazendo movimentar a economia. “É fundamental, ainda, quando nós falamos em desenvolvimento econômico e influência no cenário econômico a formação de profissionais que aqui se fixam e aqui promovem o desenvolvimento e trazem suas famílias e contribuem de forma muito constante e permanente para o município de Frederico Westphalen e da região, por óbvio”, completou.

Na oportunidade um representante de cada bancada pode se manifestar sobre os 15 anos de atuação da instituição, suas contribuições e feitos no que se refere ao desenvolvimento econômico, social, cultural e, principalmente educacional. A nossa região, ainda carece de muitas ações que solidifiquem o seu desenvolvimento e a presença efetiva da UFSM na região, com certeza, vai abreviar o tempo que, antes parecia estar ainda mais distante, por isso, mesmo neste tempo em que alguns tem dúvidas da importância da ciência, em que há cortes de recursos, desejamos muitos anos, muitas formaturas, muita pesquisa e muita extensão universitária para a UFSM na região”, disse o presidente da Câmara, Jorge Alan Souza.

Os diretores do campus Braulio Otmar Caron e Eliane Pereira dos Santos, o prefeito José Alberto Panosso e o vice João Francisco Vendrusculo, além dos diretores da URI, Silvia Regina Canan, do IFFar Bruno Boniati, da Uergs Analisa Tiburski Sommer, representante da Associção Empresarial Yuri Vendrusculo, das cooperativas Elio Pacheco, da Brigada Militar Tenente Adelar Nierotka e representante da comissão de instalação da campus Lauro Chielli, além de outros docentes e servidores da UFSM/FW, participaram da cerimônia.

Proposições da sessão

Sem projetos para serem votados a sessão contou com seis proposições legislativas apresentadas pelos edis – Pedidos de providência e indicações, que foram encaminhadas ao executivo municipal. 

Pedido de Providência n°17/2021- De autoria dos vereadores das bancadas do Progressistas, PSDB e PDT, solicita que se providencie melhorias dos brinquedos no espaço de recreação infantil na praça da Matriz.

Pedido de Providência n°18/2021- Pede que se providencie reparo na rua 01, localizada no Bairro São Francisco de Paula, uma vez que o trecho entre o Mercado Peretto até o final do calçamento se encontra intransitável. De autoria das bancadas do PDT, PSDB e Progressistas.

Pedido de Providência n°19/2021- De autoria das bancadas do PDT, PSDB e Progressistas, solicita que seja providenciado tubos de esgoto no final da rua México, localizado no bairro Santo Inácio.

Indicação n°66/2021- Indica a necessidade urgente através do setor competente, que seja dado continuidade a canalização de esgoto da rua Padra Afonso Correa até próximo ao viaduto, no bairro Santo Inácio. De autoria das bancadas do Progressistas, PDT e PSDB.

Indicação n°67/2021- Indica a necessidade de fazer um abrigo no ponto de Táxi do centro, na rua Tenente Lira, ao lado da Praça da Matriz, pois o ponto de táxi não tem abrigo para os taxistas e nem para os clientes, ficando expostos ao tempo. De autoria das bancadas do PDT, PSDB e Progressistas.

Indicação n°68/2021- Indica a necessidade urgente de melhorias no acostamento da ERS-150, que é o acesso para as empresas Vento Norte Materiais de Construção e empresa de aberturas em alumínio, uma vez que as duas empresas têm um grande movimento de veículos pesados. De autoria das bancadas do PSDB, PDT e Progressistas.