HDP promove campanha de prevenção a doença renal

por Ascom/Câmara FW publicado 28/01/2016 19h10, última modificação 28/01/2016 19h12
Presidente Lídio Signori representou a Câmara de Vereadores nessa quinta-feira, 28, em reunião organizada pela direção e profissionais da área da saúde do Hospital Divina Providência

O presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Signori, participou na manhã desta quinta-feira, 28, de reunião organizada pela direção e profissionais da área da saúde do Hospital Divina Providência, que teve como objetivo tratar sobre a campanha de prevenção a doença renal promovida pela casa de saúde em parceria com entidades e instituições.

Representando o HDP, participaram do encontro a administradora, Carina Forchesatto; a enfermeira Débora Dalegrave; a também enfermeira Jerusa Tasqueto Müller, da clínica renal do hospital; e a assistente social Rosania Albarello; além do diretor administrativo da URI – campus Frederico Westphalen, Clóvis Rempel.

A campanha está programada para ocorrer nos meses de fevereiro e março, com uma série de ações como divulgação através de reportagens e entrevistas nos veículos de comunicação, com especialistas da área destacando informações sobre a doença renal – causas, tratamentos, formas de prevenção, cuidados necessários para as pessoas que já têm a doença, comportamento dos pacientes, e inclusive a questão psicológica que envolve o processo de hemodiálise.

Conforme a diretora Carina, a campanha visa alertar sobretudo em relação à prevenção. “As pessoas não se preocupam, somete quando sentem os sintomas buscam tratamento”, afirmou. Para a assistente social Gerusa, a ação também vai possibilitar “levar o HDP até a comunidade”, com a intenção de ampliar a abrangência “para que a região também possa abraçar essa ideia”.

Para o dia 9 de março, está prevista a realização de palestra no auditório da Escola Cardeal Ronalli, destinada aos profissionais do HDP, Serviço de Hemodiálise, estudantes, profissionais das secretarias municipais de saúde. No dia 10 de março, deverá ocorrer a Caminhada do Rim, saindo do HDP até a Praça da Matriz. Também será organizada a Caminhada Kids, com orientações para as crianças, lanche saudável e distribuição de folders.

No final da reunião, o presidente Lídio Signori garantiu que o Poder Legislativo estará comprometido com a campanha e o diretor Clóvis Rempel também ressaltou que toda a estrutura da URI está à disposição, desde os cursos da área da saúde até setor de comunicação, para auxiliar na divulgação da campanha.

 

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa