Frederico Westphalen é contemplado com R$ 2 milhões para pavimentação da Estrada Santo Caeran

por Gustavo Menegusso publicado 15/03/2024 11h55, última modificação 07/10/2024 09h18
Poder Legislativo esteve representado na cerimônia de anúncio do Governo do Estado, que ocorreu na quarta-feira, 13, em Porto Alegre

Cerimônia ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre (Fotos: Gustavo Menegusso e Divulgação)

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen, por meio dos vereadores Jacques Douglas de Oliveira, Jorge Alan Souza e Raul Pazuch da Silva, esteve representado na quarta-feira, 13, na cerimônia de anúncio dos investimentos da nova fase do Programa Pavimenta, do Governo do Estado. O evento ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Durante o evento, o governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann, anunciaram a liberação de R$ 251,3 milhões para 237 municípios que foram contemplados para receberem os recursos, dentre eles, Frederico Westphalen, que irá receber R$ 2 milhões para obras de pavimentação asfáltica na Estrada Santo Caeran. A contrapartida do município será de R$ 400 mil.

- O projeto original começamos a trabalhar ainda em 2022 com o então deputado estadual Mateus Wesp e foi elaborado a partir de muitas mãos. É um projeto orçado em mais de R$ 9 milhões, que contemplaria ciclofaixa, iluminação, pista de caminhada, dentre outros elementos, e que foi entregue à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-RS). Neste momento, fomos contemplados com R$ 2,4 milhões, somando aí a contrapartida do município de R$ 400 mil”, contextualizou o vereador Pazuch.

Para o vereador Jorge Alan, a obra da Santo Caeran é de Frederico Westphalen, mas tem uma representatividade regional. “Acreditamos que essa rodovia é um dos meios de crescimento da nossa comunidade frederiquense e da região, pois ali teremos várias vias de desenvolvimento, a via esportiva, educacional, turismo, sem contar a via habitacional e a de industrialização que também pode ser explorada. O projeto é muito maior, veio apenas R$ 2 milhões, mas o restante pode ser buscado em outras secretarias. É um passo inicial”, destacou.

De acordo com o prefeito José Alberto Panosso, que também prestigiou a solenidade, o município de FW, diante da possibilidade de nova liberação de recursos no Programa Pavimenta, acabou fazendo um projeto só de perfilamento asfáltico da Santo Caeran. “Tinha sido elaborado um grande projeto, com pista de caminhada e ciclovia, que ainda está no governo. Como houve essa nova proposta de encaminhamento de projetos, fizemos um para perfilamento asfáltico da URI até a UFSM”, explicou.