Frederico foi palco da geração e distribuição da Chama Crioula na 28ª RT
A Chama acessa bem como a Mostra Cultural ficará à disposição da comunidade até 20 de setembro - Foto: Heloise Santi
Frederico Westphalen foi palco da Geração e Distribuição da Chama Crioula na região da 28ª Região Tradicionalista (28ºRT). O presidente da do legislativo municipal, Jorge Alan Souza e o vereador Reginaldo Ambrozio Pelegrin prestigiaram as cerimonias em homenagem a Monsenhor Vitor Batistella, primeiros colonizadores e tropeiros, além da temática estadual que é o bicentenário de Anita Garibaldi.
Neste ano de 2021, devido a pandemia, a cerimônia que ocorre em nível de Estado, foi regionalizada assim como as homenagens. E a comissão da região, coordenada por Mirtes Terezinha Quadros escolheu dois marcos históricos regionais, o pioneirismo de Monsenhor Vitor ao, nos dias 20 e 21 de setembro de 1935, quando a Revolução Farroupilha completou 100 anos reunindo mais de mil cavalarianos. Por isso, a chama foi gerada no túmulo do monsenhor.
Como em nível de Rio Grande do Sul está sendo comemorado o bicentenário de Anita Garibaldi e a temática – Caminhos de Anita, mulheres fizeram a condução da chama até a Praça do Barril, onde foi feita a cerimônia de distribuição.
A praça foi escolhida por ter sido a origem da cidade, local de paragem e descanso dos tropeiros, viajantes e migrantes por ter uma fonte no local, o que também ocasionou a ocupação das terras e a colonização da cidade.
Além da distribuição da Chama, a praça conta com uma Mostra Cultural, e ficara com a chama acessa até o dia 20 de setembro, quando ao entardecer será extinta.