Famílias que sofrem há mais de 30 anos com problemas de alagamentos em FW pedem apoio do Legislativo
Após os vereadores terem indo conferir de perto, no dia 10, os prejuízos causados por mais um alagamento nas ruas Caí e Campos Elísios, em Frederico Westphalen, um pedido feito pelas próprias famílias locais, alguns moradores vieram até a Câmara Municipal para participar da Sessão Ordinária da terça-feira, 14. Depois de acompanharem os trabalhos legislativos, os populares solicitaram um momento com os vereadores para discutirem o histórico problema dos alagamentos, especialmente na Rua Campos Elísios, e, acima de tudo, cobrarem uma resolutividade urgente para a situação. “Já estou no 12º alagamento e até agora nada, só promessas, e os prejuízos, quem vai pagar a conta? Estou chegando no limite, se não for resolvido esse problema vou ter que acabar fechando a minha empresa”, desabafou o proprietário da DNS Peças, Denílson José da Costa.
Na ocasião, a vereadora Aline Ferrari Caeran esclareceu aos moradores que não há necessidade de o Poder Executivo encaminhar projeto para a Câmara para realizar obras de esgoto pluvial. “Se precisar licitar para fazer essa obra, faz direto pelo Executivo, os vereadores não precisam autorizar. Outro ponto que precisa ser esclarecido é que não temos nenhum projeto nesta Casa para essa finalidade. O que existe é um projeto de lei para financiamento de R$ 8 milhões, contudo no corpo do texto deste PL não tem nenhum artigo que diz aonde vai ser investido este valor. Apenas na justificativa do projeto, que não obriga o prefeito a cumprir, diz que R$ 1.327.000,00 será destinado para resolver o problema da rua Caí. Isso é o que temos. Não há nenhum projeto que o objeto é autorizar obras de drenagem e escoamento de água”, explicou Aline.
Executivo se compromete em realizar a obra na rua Campos Elísios
De acordo com o vereador Jacques Douglas de Oliveira, líder da Bancada do MDB na Câmara e um dos representantes do Executivo Municipal, em diálogo com prefeito em exercício, João Francisco Vendruscolo, a administração municipal se comprometeu de fazer uma tubulação em determinados pontos da rua, de forma momentânea, para ver se resolve o problema. “Como vocês falaram, precisa ser tomada uma atitude. Outras empresas também nos relataram essa situação, então nos próximos dias os engenheiros da prefeitura já estarão trabalhando nesta obra e nós iremos cobrar para que seja feita o mais breve possível, pois sabemos que não é o primeiro alagamento, já foram vários”, afirmou o vereador.
Presidente do Legislativo coloca à disposição as sobras orçamentárias da Câmara ao Executivo
Em sua manifestação, o presidente do Legislativo, Raul Pazuch da Silva, comentou sobre a importância de ser feito um orçamento da obra, com uma tubulação que resolverá de fato o problema. “A Câmara já tem uma sobra orçamentária significativa e se o Executivo Municipal necessitar de mais valores para executar essa obra, nós vereadores podemos fazer a liberação imediata deste montante. Estamos à disposição”, destacou Pazuch, agradecendo a visita dos moradores e deixando o Legislativo aberto a novos diálogos e em busca de soluções para a comunidade.