Evento Regional alusivo ao Abril Verde é realizado na Câmara de Vereadores

por Gustavo Menegusso publicado 27/04/2023 18h02, última modificação 07/10/2024 09h18
Programação foi promovida pela Cerest Macronorte, em parceria com a Emater/RS-Ascar
Evento Regional alusivo ao Abril Verde é realizado na Câmara de Vereadores

Programação foi realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira, 27 (Foto: Carina Corazza Vogt)

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen sediou nesta quinta-feira, 27, um evento alusivo ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização da segurança e saúde no trabalho. A ação foi promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Macronorte), com apoio da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Emater/RS-Ascar, UFSM-Palmeira das Missões, 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, foi abordada a questão saúde dos trabalhadores rurais, devido à predominância das atividades do campo na região.

A programação teve como expositores o engenheiro de Segurança do Trabalho e Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Renan Fagundes; o engenheiro agrônomo da Emater, Luciano Schwerz; além da psicóloga Claudia Beux e a fisioterapeuta Juliane Teixeira, da Cerest Macronorte.

O evento contou com participação de representantes dos organizadores e apoiadores do evento, tais como, a secretária de Saúde, Tais Candaten; a coordenadora da 2ª CRS, Marly Vendruscolo; o gerente-adjunto da Emater Regional de FW, Cleomar De Bona; e a coordenadora do Cerest Macronorte, Camila Cosmann. O Poder Legislativo também prestigiou a programação por meio do presidente Raul Pazuch da Silva.

Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do PIB em razão de doenças de acidentes de trabalho, que causam perdas humanas e perda de produtividade. A principal causa são os ambientes inseguros e insalubres. O Rio Grande do Sul, por exemplo, é o 3º Estado em número de acidentes de trabalho no país.