Evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação contará com Feirinha Agroecológica

por Ascom/Câmara FW publicado 13/10/2022 16h17, última modificação 07/10/2024 09h18
Promovido pelo Poder Legislativo, Emater e Sesc, debate será realizado na quinta-feira, dia 20 de outubro, na Câmara de Vereadores
Evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação contará com Feirinha Agroecológica

Representante da Produtos do Sítio, Ademar Azevedo, e o diretor da Câmara, Leandro Tibola (Foto: Gustavo Menegusso)

Com o tema “Segurança Alimentar, Saúde e Qualidade de Vida”, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Emater/RS-Ascar e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizarão na quinta-feira, 20 de outubro, o Debate sobre o Dia Mundial da Alimentação. O evento é aberto à toda a comunidade e acontecerá, às 14 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo também pela FWTV, na página da Câmara no Facebook.

Além da programação já divulgada, que contará com uma sensibilização acerca da temática, foi definida na manhã desta quinta-feira, 13, a realização de uma Feirinha Agroecológica. O espaço será organizado na área coberta em frente à Câmara e à Biblioteca Municipal e contará com a comercialização de produtos orgânicos do Sítio das Amoras e Produtos do Sítio. “Participamos toda semana da Feirinha Agroecológica da UFSM/FW e também do IFFar, da Feira AgroURI, além de uma feira na Escola Auxiliadora, então ficamos muito felizes por terem lembrados de nós para esse evento”, comentou Ademar Azevedo, expositor e representante da Produtos do Sítio.

A programação

O Debate sobre o Dia Mundial da Alimentação acontecerá no dia 20 de outubro e será marcado por uma sensibilização com a nutricionista Jéssica Sirtuli e o extensionista rural e coordenador regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Olczevski. Também haverá um depoimento da integrante do Grupo Maturidade Ativa do Sesc, Verônica Liskoski, que mudou hábitos de vida, conseguiu emagrecer e hoje faz várias atividades com saúde e muita disposição. O debate será mediado pela extensionista rural e coordenadora regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcinéia Haas Wommer.

São também parceiros desta iniciativa a ProSaúde, que oferecerá uma degustação de produtos saudáveis, a Casa Familiar Rural (CFR), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Feira do Produtor Rural de FW, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de FW (Coopraff) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Além de ajudarem na divulgação, os apoiadores enriquecerão o debate após as palestras, trazendo suas contribuições, assim como a comunidade que também poderá fazer suas perguntas ou tirar dúvidas acerca do tema.

Durante a programação, em frente à Câmara, toda a comunidade poderá participar também da Feirinha Agroecológica.