Estacionamento rotativo é tema de encontro na Câmara
Encontro foi chamado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente - Foto: Heloise Santi
Número de vagas especiais, carga e descarga e fiscalização do estacionamento rotativo de Frederico Westphalen foram alguns dos temas abordados durante a reunião na manhã desta segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores.
O encontro proposto pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente contou com a participação de representantes de legislativo - vereadores Raul Pazuch da Silva, Gabriel Lamonatto, Giovane Sarturi, Jorge Alan Souza, Leandro Mazzutti, Aline Ferrari Caeran e Belonir Vendruscolo -, o secretário de coordenação e planejamento, Lucas Aguiar e os responsáveis pela empresa “É só parar”, gestora do estacionamento rotativo no município, Lucas Pereira e Indianara Pereira.
De acordo com o presidente da comissão, vereador Raul Pazuch da Silva, o objetivo do encontro é resolver questões que são demanda da comunidade e, também, ouvir a empresa responsável pelo serviço. “Chegou até nós algumas reivindicações com relação a quantidade de vagas para idosos e pessoas com deficiência física, serviço de carga e descarga e também a falta de fiscalização no uso das vagas”, explicou.
Dentre as indicações feitas, a elaboração de uma cartilha explicativa para os usuários e, a parceria com o comércio para orientação de como utilizar o estacionamento, que devem ser aplicadas a partir do início da fiscalização.
Já nos próximos dias, a empresa deverá instalar, em parceria com as empresas da cidade, na área do estacionamento, totens de cobrança, onde o usuário poderá carregar créditos na placa ou adquirir tickets.
O presidente do legislativo, vereador Jorge Alan Souza, salientou que há um comprometimento da casa em aprovar o processo seletivo de fiscais, pois se tem conhecimento da vacância destes cargos em diversos setores da administração pública.
Vagas especiais
De acordo com a empresa hoje 847 vagas de estacionamento fazem parte do rotativo no município. Devido alterações, hoje, são ofertadas somente 25 vagas de idosos e 13 para pessoas com deficiência, quando o ideal seria 43 e 25 vagas respectivamente.
Diante da situação, o secretário se comprometeu em realizar, por meio do departamento de trânsito, um levantamento com indicação para as vagas faltantes para que sejam implementadas pela empresa. Indianara salientou que não é algo difícil de ser feito porque é só pintura e instalação de placas. “Lembramos, no entanto, que para utilizar as vagas de idoso é preciso a carteirinha de identificação e a isenção por uma hora é somente para as vagas identificadas”, comentou.
Carga e descarga
No que se refere ao serviço de carga e descarga, além das vagas devidamente identificadas, hoje a empresa não cobra estacionamento para veículos pequenos devidamente identificados. “Orientamos os monitores para utilizarem o bom-senso é fácil identificar quando está sendo feito entrega”, disse a gerente da empresa É só parar.