Escola Sepé Tiaraju recebe Moção de Aplausos do Poder Legislativo de Frederico Westphalen

por Gustavo Menegusso publicado 06/06/2024 11h10, última modificação 07/10/2024 09h18
Homenagem foi em razão dos 89 anos de atuação do educandário, um dos mais antigos da região

Entrega da Moção de Aplausos à Escola Sepé Tiaraju (Foto: Francine Machado)

Uma das instituições de ensino mais antigas da região ainda em atividade, a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju comemorou seus 89 anos no dia 24 de abril. Com a finalidade de reconhecer essa história e o legado de dedicação na área de educação, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen entregou na quarta-feira, 5, uma Moção de Aplausos ao educandário.

A homenagem foi de autoria da vereadora Aline Ferrari Caeran (Progressistas), mas foi assinada pelos vereadores de todas as bancadas. O ato de entrega ocorreu nas dependências da escola, com a participação da direção, professores, servidores e alunos. Além de Aline, também prestigiou o momento o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, o vereador Belonir Vendruscolo e assessores da Casa. “Nós sabemos que a educação é um dos pilares de uma sociedade e foram muitas as mãos que ajudaram a construir essa linda história”, destacou a propositora da Moção.

Além da homenagem à Escola Sepé Tiaraju, a Câmara também entregou uma Moção de Aplausos ao aluno Athos Rodrigues Peretto, premiado com Medalha de Bronze na etapa regional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Menção Honrosa na etapa final, representando o município de Frederico Westphalen.

Entrega Moção de Aplausos ao aluno Athos Peretto

89 anos de história

Em 1930, a Vila Barril progredia através do trabalho dos pioneiros que nela se estabeleceram. Com o crescimento do local, as famílias aqui estabelecidas, sentiam uma grande necessidade de criar condições para que os seus filhos pudessem ter acesso à educação. Surgiram, então, alguns núcleos educacionais onde lecionavam professores da comunidade. Com o passar dos anos, as lideranças passaram a reivindicar uma escola pública, que foi criada graças à iniciativa do intendente Valzumiro Pereira, em 24 de abril de 1935, com o nome de Grupo Escolar de Vila Barril.

Para o funcionamento da escola foi adaptado inicialmente um prédio situado ao lado da Praça da Matriz, até começar a construção de instalações mais apropriadas para receber os alunos. O prédio foi construído em madeira, na mesma quadra onde situa-se atualmente a escola, local onde funcionava o antigo Correios. Em 1950, a instituição mudou-se para a Rua Vergínio Cerutti até que reconstruíssem a nova escola. O número inicial de matrículas foi de 150 alunos. As primeiras professoras nomeadas foram as irmãs Edith e América Araújo, procedentes de Santa Rosa, e Elsa da Fonseca, vinda de Cruz Alta, com nomeação para a direção do educandário.

De 1935 a 1980, a escola recebeu várias denominações sendo que o nome mais popular foi o Grupo Escolar da Sede, por localizar-se na sede do distrito. Na década de 1980, com a necessidade de reorganizar a Escola, convocou-se uma reunião com a direção, professores e CPM, onde por meio de votação procedeu-se a escolha do novo nome da instituição, que passou a se chamar Escola Estadual de Primeiro Grau Incompleto Sepé Tiaraju (1981), posteriormente Escola Estadual de Primeiro Grau Sepé Tiaraju (1983), Escola de 1º e 2º Graus Sepé Tiaraju (1997) e o último e atual Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju (2000). O nome da instituição é uma homenagem ao cacique Sepé Tiaraju, herói Missioneiro, que tinha por ideal a defesa e a libertação do seu povo.

Atualmente, o educandário funciona nos três turnos, atendendo cerca de 700 alunos desde a Pré-escola até o Ensino Médio. A partir deste ano, a escola também passou a oferecer o Ensino Médio Integral para a comunidade frederiquense.