Escola Cívico-Militar: presidente do Legislativo acompanha apresentação de projeto à comunidade
Com o intuito de conhecer mais detalhes do programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, o presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Leandro Mazzutti, participou de um evento na terça-feira, 15, no ginásio da Escola Municipal Irmã Odila Lehnen. O educandário, localizado no bairro São Francisco de Paula, foi o escolhido pela administração municipal para a execução do projeto já a partir deste ano.
Após às boas-vindas da diretora da escola, Odete Togni, Mazzutti cumprimentou a comunidade escolar e colocou a Câmara de Vereadores à disposição dos professores, pais e alunos. Em seguida, o prefeito José Alberto Panosso também fez o seu pronunciamento. O evento contou ainda com a participação da secretária municipal de Educação, Rosane Loose.
Em seguida, o tenente-coronel, Marcelo Dornelles, oficial da reserva e coordenador político do gabinete do deputado estadual Zucco, fez uma apresentação detalhada sobre como irá funcionar a escola cívico-militar, explanando sobre rituais, uso de uniformes, rotina escolar, enfim, aspectos de um sistema com foco no estudo disciplinar. “A direção será feita pela escola, bem como os professores, o militar dentro da escola será um monitor, que terá o desafio de fazer com que o aluno goste da rotina, dos rituais, ele não irá interferir nos conteúdos. Ajudará na parte da disciplina, pois a vida exige disciplina, ela não é fácil, não adianta enfeitarmos. Por isso, é melhor prepararmos nossas crianças para as dificuldades”, comentou Dornelles.