Encontro Regional de Qualificação de vereadores e servidores de Legislativos Municipais irá ocorrer na quinta-feira, 13

por Gustavo Menegusso publicado 07/07/2023 10h21, última modificação 07/10/2024 09h18
Evento promovido pelo TCE-RS é gratuito e será realizado na URI/FW

Com a finalidade de debater a estruturação e atuação das Câmaras de Vereadores, as práticas legislativas, o papel do Legislativo Municipal nas políticas de saúde, além de atividades voltadas para a liderança, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) irá promover o Encontro Regional de Qualificação para Vereadores e Servidores de Legislativos Municipais. O evento, que é gratuito e será realizado na quinta-feira, 13, no auditório da URI/FW, é voltado para vereadores, procuradores, diretores de Câmaras, assessores legislativos, controladores internos e universitários.

Na manhã desta sexta-feira, 7, o coordenador do serviço regional do TCE-RS de FW, Gerson Luís Batistella, esteve na Câmara de Vereadores reforçando o convite para os edis e servidores do Poder Legislativo. Batistella também falou da importância dos temas que serão debatidos e informou que até o início desta sexta-feira restavam apenas 40 vagas para o evento.

As inscrições devem ser realizadas de forma antecipada pelo site do TCE-RS.

Programação:

9 horas – Credenciamento

9h30min – Abertura do evento

10h15min – Estruturação e atuação das Câmaras Municipais de Vereadores. Principais aspectos relacionados com a estrutura dos trabalhos legislativos, estrutura da área de Gestão de Pessoas e fixação de subsídios mensais a agentes políticos para a Legislatura 2025/2028.

Palestrante: Coordenador Regional SRFW – Gerson Luís Batistella

11 horas – Oportunidades de melhoria para o Legislativo Municipal.

Palestrante: Agemir Marcolin Junior. Mediação: Auditoria de Controle Externo do SRFW.

12 horas – Intervalo para almoço.

13h30min – Reinício dos Trabalhos.

Projeto de Desenvolvimento de Lideranças apresentado pela URI – Frederico Westphalen.

14 horas – Parecer Prévio do Executivo Municipal como ferramenta de controle para os vereadores

Palestrantes: Juliana Fofonka e Agemir Marcolin Junior. Mediação: Auditoria de Controle Externo do SRFW.

15h45min – Intervalo para Coffe-break,

16 horas – Papel do Legislativo Municipal no processo de planejamento e controle das políticas de saúde.

Palestrante: Giuliani Schwantz. Mediação: Auditoria de Controle Externo do SRFW.

17 horas – Encerramento.