Em live de 30 anos do Centro Cultural 25 de julho presidente da Câmara destaca a importância da cultura no município

por Ascom/Câmara FW publicado 19/07/2021 15h30, última modificação 19/07/2021 15h30
A comemoração contou música, danças e comida típica alemã, apresentação dos novos trajes do Centro Cultural e projeto de revitalização da sede da entidade

Evento ocorreu em formato hibrido com algumas participações presenciais e transmissão ao vivo - Foto: Heloise Santi

As etnias têm uma importância significativa na formação cultural dos municípios, mas, também, na manutenção da cultura, em Frederico Westphalen uma das etnias que faz parte da história, do presente e do futuro é a alemã, que mantem há 30 anos o Centro Cultural 25 de Julho.

Uma comemoração em formato hibrido, na Senger’s Eventos, neste sábado 17, marcou a data de fundação da entidade. A comemoração contou música, danças e comida típica alemã, apresentação dos novos trajes dos grupos de danças Centro Cultural, do projeto de revitalização da sede da entidade e homenagens aos que marcaram a história do Centro Cultural nestes 30 anos. “Somos uma entidade sem fins lucrativos para preservar e difundir a cultura alemã em Frederico Westphalen. Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte do 25 de Julho, os patrocinadores, a prefeitura de Frederico, Câmara de Vereadores e os meus pais que há 30 anos atrás me incentivaram a participar deste Centro Cultural”, disse o presidente do 25 de julho, Igor Senger durante seu pronunciamento.

Representando todos os vereadores do município, o presidente do legislativo, Jorge Alan Souza destacou a importância do Centro bem como de toda as atividades que desenvolvem para o fortalecimento da cultura. “A cultura alemã de Frederico Westphalen está de parabéns pelos 30 anos de atuação e deve servir de exemplo para as demais etnias para retomarem as atividades. Nós como políticos temos o dever de fomentar a cultura, porque cultura é saúde, cultura é educação, cultura é inclusão social”, disse.

O ato que, ainda, marcou a abertura da semana dos 197 anos de emigração alemã no Brasil, também, contou com a presença do prefeito José Alberto Panosso, da diretora cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Lisiane Carvalho, do presidente da Associação Regional dos Grupos Folclóricos Alemães, Emerson Cruz e da presidente da Associação Empresarial de Frederico Westphalen, Patricia Cerutti.