Diálogos: agroindústrias buscam incentivo para aumentar a produção

por Ascom/Câmara FW publicado 27/07/2021 08h30, última modificação 27/07/2021 08h30
A mesa diretora da Câmara esteve visitou duas agroindústrias do município
Diálogos: agroindústrias buscam incentivo para aumentar a produção

Camargo Uvas e Vinhos foi uma das agroindústrias visitadas pelos edis - Foto: Heloise Santi

Os vereadores que compõem a mesa diretora da casa legislativa de Frederico Westphalen visitaram, por meio do projeto Diálogos, duas das 15 agroindústrias do município, o laticínio Eduvavi e a Camargo Uvas e Vinhos para conhecer a estrutura, os produtos e as demandas.

– Em uma sociedade com tantos industrializados, poder adquirir produtos que a gente sabe a procedência tem sido uma opção de muitas pessoas e, em Frederico tem inúmeras agroindústrias, que além de produtos de qualidade geram emprego e renda e merecem um olhar e atenção especial da gestão pública – disse o presidente do legislativo Jorge Alan Souza.

Durante as visitas ambas as empresas solicitaram auxilio público para ampliação da oferta de produtos e solicitaram aos edis o estudo da viabilidade da aquisição de equipamentos por meio de comodato, ou algum incentivo para aquisição, uma vez que possuem um valor agregado considerável e dificultariam a aquisição pelas indústrias que são de pequeno porte. “Com essa desnatadeira maior poderíamos dobrar a produção gerando mais renda que retorna para o município”, disse Sandra Belle, Sócia-proprietária da Eduvavi.

Na Camargo Uvas e Vinhos empresa que também está investindo no turismo rural, aproveitando as potencialidades da propriedade, a necessidade é de investimentos no acesso e auxilio na divulgação para este setor, mas, na indústria a família busca a aquisição de uma desengaçadeira, equipamento que separa os grãos da uva e dar agilidade no processo de produção dos sucos e vinho.

Os vereadores reforçaram o compromisso com o desenvolvimento das agroindústrias e se colocaram à disposição para levar as demandas até o executivo a fim de viabilizar alguma forma de contemplar no desenvolvimento destas empresas gerando mais empregos, renda e retorno de valores para o município.