Debate sobre o Dia Mundial da Alimentação contará com duas palestras de sensibilização

por Ascom/Câmara FW publicado 11/10/2022 11h45, última modificação 07/10/2024 09h18
Evento promovido pelo Poder Legislativo, Emater e Sesc acontecerá no dia 20 de outubro e terá como tema “Segurança Alimentar, Saúde e Qualidade de Vida”

Com o objetivo de promover uma sensibilização acerca do tema “Segurança Alimentar, Saúde e Qualidade de Vida”, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Emater/RS-Ascar e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizarão, no dia 20 de outubro, o Debate do Dia Mundial da Alimentação. O evento é aberto à toda a comunidade e acontecerá, às 14 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Os palestrantes serão a nutricionista Jéssica Sirtuli e o extensionista rural e coordenador regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Olczevski. Também haverá um depoimento da integrante do Grupo Maturidade Ativa do Sesc, Verônica Liskoski, que mudou hábitos de vida, conseguiu emagrecer e hoje faz várias atividades com saúde e muita disposição. O debate será mediado pela extensionista rural e coordenadora regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcinéia Haas Wommer.

São também parceiros desta iniciativa a ProSaúde, que oferecerá uma degustação de produtos saudáveis, a Casa Familiar Rural (CFR), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Feira do Produtor Rural de FW, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de FW (Coopraff) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Além de ajudarem na divulgação, os apoiadores enriquecerão o debate após as palestras, trazendo suas contribuições, assim como a comunidade que também poderá fazer suas perguntas ou tirar dúvidas acerca do tema.

O Dia Mundial da Alimentação

Celebrado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação é uma importante data que foi inspirada no dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com o objetivo de desenvolver sempre uma reflexão atual sobre a questão da alimentação no mundo. Neste ano, o tema da FAO é “Não deixar ninguém para trás. Melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Preocupados com essa questão em âmbito municipal e regional, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen, a Emater/RS-Ascar e o Sesc planejaram esse debate, que acontecerá no dia 20 de outubro, e terá como temática “Segurança Alimentar, Saúde e Qualidade de Vida”, inspirada nos temas da FAO 2022 e da 20ª Semana da Alimentação do RS. “Falamos muito em alimentação saudável, mas ninguém fala o que é saudável, qual o alimento podemos comer? Por isso, é muito importante discutirmos essa questão da segurança alimentar”, comentou a Facilitadora de Trabalhos com Grupos de Idosos do Sesc, Denize Padilha.