Com forte cobrança por concurso público, Câmara aprova prorrogação de contratos

por Gustavo Menegusso publicado 31/07/2023 16h35, última modificação 07/10/2024 09h18
Quase 250 contratos emergenciais do Executivo Municipal foram prorrogados por mais seis meses
Com forte cobrança por concurso público, Câmara aprova prorrogação de contratos

Sessão Extraordinária da terça-feira, 25 de julho (Foto: Gustavo Menegusso)

A cobrança ao Executivo Municipal pela realização de concurso público no município mais uma vez tomou conta das discussões dos projetos de leis no Plenário Hilário Piovesan. Durante a Sessão Extraordinária realizada na terça-feira, 25, três das cinco proposições votadas eram referentes a prorrogações de contratos. “São 247 cargos que aprovamos. Já tínhamos feito isso no início do ano, com uma emenda que limitava o prazo por seis meses, pois a promessa do concurso público era para meados de julho, o que acabou não se concretizando. Somos favoráveis a aprovação destes projetos afim de que haja a continuidade da prestação dos serviços públicos, mas não podemos nos eximir da necessidade de realização de concurso público. Quando estamos falando que está faltando mais de 80 professores em sala de aula, isso não é uma situação excepcional, é uma atividade continua”, ponderou a vereadora do Progressistas, Aline Ferrari Caeran.

De acordo com o líder da Bancada do MDB, Jacques Douglas de Oliveira, o concurso público está na fase de elaboração do edital. “Estive nesta semana na prefeitura e em reunião com a secretária de Administração, Marizete Frozzi, ela nos informou que uma equipe técnica está trabalhando na montagem do edital, que será publicado em breve no jornal”, explicou o edil, que representa a Administração Municipal na Câmara.

Dos 247 cargos emergenciais prorrogados, cinco são técnicos em Enfermagem, 81 professores de Educação Infantil, 25 professores de Séries Iniciais, quatro professores de Português, dois professores de Inglês, 94 monitores educacionais, 26 serventes, cinco secretários de escolas, além um operador de máquinas, um pedreiro, um lubrificador e dois motoristas da Secretaria de Obras.

Concurso público da Câmara de Vereadores

Durante a Sessão Extraordinária também foi aprovada a contratação temporária de uma auxiliar de serviços gerais para a Câmara de Vereadores. De acordo com o presidente, Raul Pazuch da Silva, este cargo estará incluso no concurso público da Câmara de FW, contudo devido alguns entraves será necessária a realização, inicialmente, de um processo seletivo. “Nós já encaminhamos o nosso concurso, mas como não depende só da Câmara e sim do Executivo Municipal, a coisa está devagar. Não é só o concurso, mas várias outras questões estão demoradas, por isso mesmo, então, a necessidade deste concurso público para os poderes serem totalmente independentes”, pontuou o presidente.

RESUMO DAS SESSÕES

>>Sessão Extraordinária

Matéria do Poder Executivo

Projeto de Lei Nº 077/2023Autoriza a abertura de créditos adicionais especiais para pavimentação asfáltica na Rua Caiçara e aquisição de equipamentos para a Casa Familiar Rural (Aprovado por 8 votos favoráveis).

Projeto de Lei Nº 081/2023 – Autoriza a prorrogação, por mais seis meses, dos contratos temporários emergenciais de cinco técnicos em Enfermagem (Aprovado por 9 votos favoráveis).

Projeto de Lei Nº 082/2023 – Autoriza a prorrogação, por mais seis meses, dos contratos temporários emergenciais de 81 professores de Educação Infantil, 25 professores de Séries Iniciais, 4 professores de Português, 2 professores de Inglês, 94 monitores educacionais, 26 serventes e 5 secretários de escolas (Aprovado por 10 votos favoráveis).

Projeto de Lei Nº 083/2023 – Autoriza a prorrogação, por mais seis meses, dos contratos temporários emergenciais de um operador de máquinas, um pedreiro, um lubrificador e dois motoristas da Secretaria de Obras (Aprovado por 10 votos favoráveis).

Matéria do Poder Legislativo:

Projeto de Lei Nº 08/2023: Determina as condições e autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público, precedida de processo seletivo, para a função pública de auxiliar de serviços gerais (Aprovado por 10 votos favoráveis).

>>Sessão Ordinária

Matéria do Poder Legislativo:

Pedido de Providência Nº 05/2023 – Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal, para que determine junto a Secretaria competente, a execução de uma faixa elevada na Rua Monsenhor Vitor Batistella, entre as travessas Curió e Santa Teresinha, no Bairro Barril.