Código de Posturas: reunião debate saúde e habitação
Semanalmente os edis se reúnem com técnicos de setores distintos para debater temas do novo Código de Posturas - Foto: Heloise Santi
Nesta quarta-feira, 17, ocorreu a quarta reunião setorial, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, para debater o Código de Posturas do município. Desta vez os convidados foram técnicos ligados à área da saúde e habitação.
Os principais pontos tratados foram relacionados a saúde coletiva e atuação da gestão para controle de doenças que podem ser causadas por descuidos relativos a postura dos munícipes como a limpeza de terrenos para evitar dengue, zika, leptospirose e picada de animais peçonhentos, por exemplo. “Estamos trabalhando intensamente com as agentes de saúde, nessas ações preventivas, porém temos uma necessidade, hoje, de 72 agentes de saúde, no entanto trabalhamos com 50, já com as novas que entraram neste ano. Tenho convicção que muitas doenças e acidente poderiam ser evitados se a comunidade também fizesse a sua parte”, comentou a secretária da Saúde, Tais Candaten.
Alimentação saudável e qualidade dos produtos alimentícios, descarte de resíduos, higiene e limpeza das residências, cuidados especiais com os idosos e para as pessoas com morbidades pré-estabelecidas, também pautaram o diálogo.
No que se refere a habitação, mesmo sem a presença dos responsáveis pelo setor, alguns pontos em comum como acesso a água potável, esgotamento sanitário, fiscalização de terrenos e construções irregulares chegaram a ser tema do diálogo. “É um debate que já tivemos em outros setores e, mais uma vez, ficou evidente, a necessidade da fiscalização e aplicação de multa em alguns casos, para que a comunidade cumpra com a legislação”, ponderou o vereador Raul Pazuch da Silva, presidente da comissão na Câmara
Além das indicações feitas durante a reunião, a equipe da secretaria e, também, o Conselho Municipal de Saúde, representado na reunião pelo presidente Adriano Reis, ficaram de rever todo o documento e, caso necessário, fazer novos apontamentos.
Na próxima semana a previsão é de que os edis se reúnam com o setor das empresas, indústria e comércio para discutirem os pontos do projeto. Essas reuniões técnicas setoriais antecedem a audiência pública e tem como finalidade deixar o Código de posturas o mais adequado a realidade e ao que se busca para o futuro do município.