Casa Familiar Rural de FW completa 20 anos

por Ascom/Câmara FW publicado 23/07/2021 18h22, última modificação 23/07/2021 18h22
Presidente do legislativo prestigiou a cerimônia que marcou o aniversário da instituição
Casa Familiar Rural de FW completa 20 anos

Evento foi restrito para convidados e contou com diversos momentos e homenagens - Foto: Ariel Stival/Ascom CFR

Uma cerimônia somente para convidados, na tarde desta sexta-feira, 23, marcou os 20 anos de atuação da Casa Familiar Rural (CFR) Santo Isidoro instalada em Frederico Westphalen, mas que atende toda a região como escola de ensino médio para a formação de agricultores familiares. Atualmente são 67 jovens divididos nas três turmas, mas a Casa Familiar Rural já contabiliza mais de 300 formados.

– São muitas histórias de sucesso, que a gente ouve, de famílias que, a partir, do ingresso dos seus filhos na Casa Familiar Rural mudaram os rumos das propriedades e vislumbram a continuidade dos trabalhos no campo. Creio que uma das receitas do sucesso dessa escola é a alternância, o jovem poder aplicar na sua propriedade o que aprendeu em sala de aula. Eu sou um defensor deste modelo e, também, da profissionalização de todos os setores – comentou o presidente do legislativo, Jorge Alan Souza.

De acordo com a diretora, Elisandra Manfio Zonta, um elemento importante na formação destes jovens é a participação das famílias, que se envolvem na construção do projeto profissional de vida, debate das atividades junto com o filho ou a filha, dentro da sua realidade, pensando alternativas e metas que se atrelam a formação integral e o desenvolvimento do meio. “A gente chega a esses 20 anos muito feliz, porque estamos cumprindo com a nossa missão de possibilitar à agricultura familiar da nossa região mais conhecimento”, disse.

O evento de aniversário foi marcado por homenagens, o lançamento de um livro contando a história da Casa e com a coleta de diversos depoimentos, premiação do concurso de fotos, e a nomeação de Edemar Girardi (in memória) como patrono do local.