Câmara de Vereadores reforça apoio à empresa JBS

por Ascom/Câmara FW publicado 24/01/2016 10h05, última modificação 26/01/2016 12h02
Representando a Mesa Diretora, o presidente Lídio Signori e o segundo secretário Paulo Donin de Lima, visitaram nessa sexta-feira, 22, a sede da empresa

Representando a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o presidente Lídio Signori e o segundo secretário Paulo Donin de Lima, realizaram na sexta-feira, 22, uma visita ao gerente-geral Jackson Luvison, da unidade da empresa JBS em Frederico Westphalen, encontro que contou ainda com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Industriais de Carne e Soja de Frederico Westphalen (Sintricas), Edilson Sarmento.

Durante a reunião, os vereadores ratificaram a importância da empresa para o município, sobretudo nesse período em que, apesar da instabilidade da economia, continuou realizando investimentos. Ainda conforme o presidente Signori, o crescimento da empresa também faz com que a comunidade fique mais tranquila em relação a situação do município, que sofreu em anos anteriores com o fechamento da unidade.

Jackson Luvison veio de Lucas do Rio Verde, há um ano e nove meses, com uma meta bem definida: fazer a unidade crescer, no momento em que inclusive chegou a circular a informação de que a unidade poderia encerrar as atividades. Com a reestruturação na produção, a indústria passou a abater dois mil suínos por dia e exportar carne para o mercado russo.

Com investimento de quase R$ 20 milhões no ano passado, a unidade da JBS alcança atualmente 5,5 mil toneladas por mês de produção acabada, gerando 945 empregos diretos, entre indústria, granja e fábrica de rações, e 211 produtores integrados. E para este ano, o investimento deve ser ainda maior, tanto na estrutura física como na ampliação do número de animais abatidos por dia. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Agricultura está com inscrições abertas para os agricultores de Frederico Westphalen que estejam interessados em construir pocilgas. Os interessados poderão prestar serviço para a empresa JBS, que procura novos parceiros.

A evolução do complexo industrial trouxe também melhores condições de trabalho para os funcionários. Conforme Sarmento, como o frigorífico vem de uma planta antiga, as atividades exigiam muito esforço físico antes desses investimentos.  O presidente do sindicato da categoria lembrou a inspeção realizada pelo Ministério Público do Trabalho, em agosto do ano passado, ressaltando o fato de a unidade ter sido a única entre as que receberam a fiscalização do MPT que não precisou parar as atividades para efetuar as adequações.

Ao final da visita, o presidente Lídio Signori e o vereador Paulo Lima ratificaram o apoio à empresa, lembrando a provação do projeto de lei número 166, em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores realizada no dia 22 de dezembro de 2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo à empresa Seara Alimentos, na forma de isenção/ redução de 70% no valor do IPTU pelo prazo de cinco anos, projeto que inclusive teve aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa