Câmara de Vereadores promove ação relativa à campanha Novembro Azul

por Ascom/Câmara FW publicado 08/11/2016 22h56, última modificação 08/11/2016 22h56
Antes da Sessão Ordinária dessa terça-feira, 8, o Dr. Paulo Domingos Savaris falou sobre a prevenção do câncer de próstata

O público que acompanhou a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 8, no plenário Hilário Piovesan e também pelos veículos de imprensa teve a oportunidade de acompanhar a palestra realizada pelo Dr. Paulo Domingos Savaris, que destacou sobretudo os principais aspectos relativos ao câncer de próstata. A iniciativa de convidar o médico para ministrar a palestra partiu da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, como forma de reforçar a adesão do Poder Legislativo à campanha Novembro Azul.

Em sua manifestação, Savaris resgatou o histórico da campanha Novembro Azul, enaltecendo a importância desse movimento no sentido de incentivar a conscientização principalmente da população masculina quanto à prevenção ao câncer. O médico também falou de questões como o preconceito, sintomas e ações que podem prevenir o aparecimento da doença, como alimentação, exercícios físicos, entre outros hábitos saudáveis. Savaris comentou ainda a questão do rastreamento, que indica a realização do exame, em alguns casos, a partir dos 45 anos.

– Se tem familiares de primeiro ou segundo grau com câncer de próstata ou outro tipo de câncer, fazer o rastreamento mais cedo, entre 45 e 50 anos; a orientação é muito melhor do que chegar a um paciente com câncer, porque há uma desorganização na pessoa, na sua família, na sociedade onde ele vive, uma preocupação extremamente grande. Então essa minha fala, pelos vereadores de Frederico, é de extrema importância porque se nós pudermos prevenir um de câncer, já estamos fazendo um grande trabalho social, ressaltou.

Após a palestra, a Sessão Ordinária iniciou com a leitura de três novos projetos de autoria do Executivo Municipal, que seguiram para análise das comissões:

- Projeto de Lei Nº 057/2016, de 07 de Novembro de 2016 – autoriza a abertura de crédito adicional especial, tendo como classificação orçamentária a Secretaria Municipal de Agricultura; para cobertura do crédito adicional especial autorizado, servirão como fontes os recursos do excesso de arrecadação a Aquisição de Patrulha Agrícola Mecanizada, decorrentes do repasse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, no valor de R$ 146.250,00. Para contrapartida serão utilizadas as dotações já consignadas no orçamento, no valor de R$ 20.750,00.

- Projeto de Lei Nº 058/2016, de 07 de Novembro de 2016 – dispõe sobre a concessão de adicional por tempo de serviço aos servidores estáveis do quadro celetista especial em extinção criado pela Lei Municipal Nº 1.601/92, e dá outras providências.

- Projeto de Lei Nº 059/2016, de 07 de Novembro de 2016 – autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com a Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.

Realizado o Grande Expediente, com as manifestações dos vereadores Diogo Duarte, Marly Vendruscolo e Ricardo Denti Junior, a Ordem do Dia teve a apreciação, com aprovação unânime, do Projeto de Lei Nº 54/2016, altera a redação da Lei Municipal nº 1.354, de 27 de setembro de 1989, com a finalidade de dar seguimento ao processo de doação de área de terras ao Estado do Rio Grande do Sul relativa à Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar Marques de Mattos.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa