Câmara de Vereadores de FW e entidades iniciam planejamento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

por Ascom/Câmara FW publicado 05/06/2022 18h53, última modificação 07/10/2024 09h18
Instituída no ano passado, por meio de Projeto de Lei, programação acontecerá no fim de agosto e terá como tema a “Inclusão: da escola ao mercado de trabalho”

Reunião foi realizada no mês de maio e reuniu vereadores e representantes de entidades e instituições (Foto: Gustavo Menegusso)

Frederico Westphalen terá em 2022 a sua primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (PcD). A iniciativa foi instituída no ano passado, por meio de um Projeto de Lei do Poder Legislativo, de autoria do vereador Raul Pazuch da Silva, e assinado pelos demais edis das Bancadas do PSDB, Progressistas e PDT. “As pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que todos os outros cidadãos, assegurados pela Constituição Federal do nosso país: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência social, assistência social, entre outros. Por isso, a criação dessa Semana tem como objetivos promover a valorização e a integração destas pessoas em todos os níveis sociais, além de realizar o intercâmbio de informações com a comunidade e entidades que atuam junto a esse público, visando a convergência das ações para criar soluções efetivas para as dificuldades das PcDs”, afirmou o autor do projeto.

Assim, com o objetivo de iniciar o planejamento desta primeira Semana Municipal, foi realizada uma reunião no mês de maio, na Câmara de Vereadores, com o tema “Inclusão: da escola ao mercado de trabalho. Além de Pazuch, participaram do encontro o presidente Leandro Mazzutti, o vice-presidente Belonir Vendruscolo e a líder de bancada do Progressistas, Aline Ferrari Caeran. Vários representantes de entidades e instituições do município também participaram do momento, dentre eles, o tesoureiro da Associação Regional de Pais e Amigos dos Autistas Miguel, Adriano Reis e o presidente da associação, Tiago André Hahn; a diretora da Apae, Jussania Basso Bordin; a psicóloga da Associação Empresarial (AEFW), Aline Galhardo; a docente do IFFar, Graciela Rodrigues; o chefe da Unidade da Uergs de FW, Pedro Henrique Amorim Muller; as professoras da URI, Juliane Piovesan e Vanice Hermel; o secretário de Esportes, Renato Kreitmeier e a representante da Secretaria de Educação e Cultura, Mônica Ferrabolli.

Um olhar para as habilidades das PcDs

Após uma apresentação dos objetivos da criação da Semana Municipal, cada representante de entidade ou instituição teve a oportunidade de fazer seu relato e contribuição. Foi sugerido que a programação pudesse ter um olhar voltado para as habilidades das PcDs e não para suas limitações, e que elas participassem ativamente com falas, depoimentos, condução, enfim, que fossem os atores da Semana. Também foram abordadas questões da capacitação para os empresários, para que eles também pudessem tem esse olhar mais para as habilidades das PcDs; atividades esportivas e culturais e também da ativação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. “Foi apenas o pontapé inicial, onde ouvimos e dialogamos com as pessoas competentes do assunto. Vamos criar um grupo no WhatsApp e marcamos mais reuniões para a construção desta primeira Semana Municipal”, frisou Pazuch.

A programação municipal deverá ocorrer de forma paralela à Semana Nacional, entre os dias 21 e 27 de agosto.