Câmara de FW sugere criação de Comissão Regional para estar à frente dos trabalhos de implantação da Oncologia no HDP

por Gustavo Menegusso publicado 28/04/2023 12h05, última modificação 07/10/2024 09h18
Nova reunião para tratar sobre o tema foi realizada na quinta-feira, 27, no Auditório da URI/FW

Reunião foi realizada na quinta-feira, 27, no Auditório da URI/FW (Foto: Gustavo Menegusso)

Em nova reunião com lideranças da região para debater a situação da Oncologia, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen propôs a criação de uma Comissão Regional para estar à frente e acompanhar os próximos passos da implantação do serviço oncológico no Hospital Divina Providência (HDP). A sugestão foi feita pelo presidente da Comissão, vereador Jorge Alan Souza, durante o encontro realizado no Auditório da URI/FW, na quinta-feira, 27.

Além de Jorge Alan, também representou o Poder Legislativo frederiquense os vereadores Gabriel Lamonatto e Leandro Mazzutti. A reunião ainda contou com a participação de vários prefeitos, vereadores, representantes de entidades, instituições, cooperativas, da 2ª Coordenaria Regional de Saúde (CRS), além da diretoria do HDP e do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), organizadores da reunião.

A Comissão Regional será composta por um integrante de cada município que integra o Codemau e/ou a 2ª CRS, além de representantes da Câmara de FW, HDP, Amzop, 2ª CRS, Codemau, cooperativas de crédito, universidades e coordenadores dos partidos políticos da região.

Municípios irão “bancar” projetos iniciais da Oncologia

Para conseguir ter acesso aos R$ 3,6 milhões destinados pelo Governo do Estado para as obras da Oncologia, por meio da Consulta Popular e do Programa Avançar na Saúde, será necessário correr contra o tempo para entregar diversos projetos iniciais que ainda não foram concluídos. São projetos estruturais (parte elétrica, hidráulica, climatização, dentre outros), que precisam ser encaminhados à Secretaria Estadual de Saúde em menos de seis meses.

Por isso, como medida de urgência, também foi definido na reunião que os municípios irão “bancar” os valores destes projetos, orçados em cerca de R$ 500 mil. O valor será dividido pelo número de habitantes de cada cidade, uma sugestão do prefeito de Iraí, Antonio Vilson Bernardi, e ratificada pela maioria das lideranças.

Posteriormente aos projetos, a região unirá suas forças políticas para mobilizar a Bancada Gaúcha para a liberação de mais recursos para a obra, estimada em mais de R$ 13 milhões.