Câmara de FW realiza programa especial com ex-presidentes do Legislativo

por Gustavo Menegusso publicado 03/05/2023 18h14, última modificação 07/10/2024 09h18
Programação foi alusiva ao aniversário de 200 anos do Poder Legislativo no Brasil
Câmara de FW realiza programa especial com ex-presidentes do Legislativo

Programa ocorreu nesta quarta-feira, 3 (Foto: Heloise Santi)

Com os objetivos de rememorar os 200 anos do Poder Legislativo no Brasil, bem como debater a importância deste poder no âmbito municipal, a Câmara de FW realizou nesta quarta-feira, 3, um programa especial com ex-presidentes da Casa do Povo frederiquense. Além de Élio Ues, presidente na 7ª Legislatura (31 de janeiro de 1977 a 13 de março 1979), também participaram Valdecir Michelon, da 10ª Legislatura (1993 e 1996), Vinícius Ortigara Girardi, da 12ª Legislatura (2003) e Vilnei Luiz Giacomini, que foi presidente na 13ª Legislatura (2005 e 2007) e na 14ª Legislatura (2012).

No programa, os ex-presidentes relataram suas experiências na vida política e os desafios à frente do Legislativo. Ues, por exemplo, destacou que em seu primeiro mandato os vereadores não recebiam salário e, posteriormente vieram a receber um valor simbólico. “Sempre trabalhamos em conjunto, não buscávamos nada além de realizar um trabalho para a comunidade, tanto que nem salário existia na época, contou.

Se no país já são dois séculos de existência, no âmbito municipal o Poder Legislativo confunde-se com a história do próprio município, ou seja, 68 anos. “Cabe aqui destacar que, historicamente, muitas pessoas pensam que o Legislativo tem a função do Executivo. Esse é o grande problema do desgaste sistêmico. O Legislativo fiscaliza, ouve as demandas da comunidade e legisla, faz emendas aos projetos do Executivo. O principal poder do vereador é voto em plenário”, enfatizou Girardi.

Os ex-presidentes também compartilharam algumas iniciativas importantes que realizaram em suas Legislaturas. “Quando assumi como vereador, em 1989, por exemplo, ficamos incumbidos da elaboração da Lei Orgânica do município, um árduo trabalho que durou mais de um ano”, citou Michelon. Girardi também contribuiu citando projetos como a Tribuna do Estudante e a Cartilha da Câmara.

Giacomini lembrou da época em que a Câmara começou as transmitir suas sessões pela rádio e destacou que todos os vereadores contribuíram para a história do município. “Ao longo deste tempo tivemos inúmeras personalidades, vereadores e ex-presidentes, e cada um, a seu tempo, do seu jeito, deu sua colaboração para Frederico Westphalen”, comentou.

Veja o programa completo aqui!