Câmara de FW entrega Moção de Aplauso aos Cavalarianos da Chama Crioula

por Ascom/Câmara FW publicado 15/09/2022 18h05, última modificação 07/10/2024 09h18
Homenagem ocorreu durante Sessão Solene realizada na noite da quarta-feira, 14
Câmara de FW entrega Moção de Aplauso aos Cavalarianos da Chama Crioula

Cavalarianos receberam Moção de Aplauso do Poder Legislativo de FW (Foto: Gustavo Menegusso)

Com os objetivos de reconhecer e homenagear os oito cavalarianos que foram encarregados de levar a Chama Crioula do Barril até Farroupilha, onde ocorreu, em agosto, o 70º Congresso Tradicionalista, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen realizou uma Sessão Solene na noite da quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foi entregue uma Moção de Aplauso, de autoria do vereador Gabriel Lamonatto, em parceria com todos os edis da Casa Legislativa.

Inicialmente, Seu Marino Gausman, que possui o título de Cavaleiro Farroupilha, por já ter mais de sete mil quilômetros percorridos em cavalgadas, usou o espaço da Tribuna para falar em nome de todos os homenageados. “Foi uma experiência nova dentro das cavalgadas que já participei, em razão do tamanho do compromisso assumido. A obrigação de todos era maior para que as coisas saíssem certas e cumpríssemos a nossa missão de levar a Chama Crioula até seu destino”, relatou o tradicionalista.

No total, os cavalarianos ficaram 12 dias na estrada, percorrendo mais de 460 quilômetros, com chuva e sol no lombo e frio de “renguear cusco”. “Não quero cometer nenhuma injustiça, mas quero dizer a cultura gaúcha é uma das culturas mais bonitas deste país. Quero parabenizar todos estes homenageados e dizer a cada um deles o papel importante que eles tem, assim como foi importante o papel de Bento Gonçalves, que pela necessidade da redução dos impostos do Império fez uma grande revolução que durou mais de 10 anos e é reconhecida até hoje por todos os nossos gaúchos”, destacou o vereador Gabriel Lamonatto, propositor da Moção de Aplauso, que foi assinada por todos os edis da Casa.

Além da Moção, os cavalarianos ou representantes também receberam um certificado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) pela participação nesta Cavalgada histórica. Em seguida, a Sessão Solene teve continuidade com a cerimônia de concessão da Condecoração Mérito Farroupilha Barril, outra homenagem do Poder Legislativo entregue a sete cidadãos de FW, que contribuíram e ainda contribuem para a preservação e o desenvolvimento da cultura gaúcha no âmbito do município.

A solenidade reuniu diversas autoridades tradicionalistas, como o patrão do CTG Rodeio da Querência, Pedro Luiz Gutkoski; a presidente da Associação Farroupilha Frederiquense, Mirtes Quadro; o coordenador da 28ª Região Tradicionalista (RT), João Arlindo Rembold, além do prefeito José Alberto Panosso, homenageados, familiares, imprensa e comunidade em geral.

Veja como foi a Sessão Solene aqui!

Os homenageados

Moção de Aplauso

Alessandro Kraftzuck

Alicildo José dos Passos

José Heck

Marino Gausman

Miguel Girardi

Oldemar Sabino

Roberto Carlos Gonçalves Cunha

José Leonel Batanolli de Lima.

Condecoração Mérito Farroupilha Barril

Marino Gausman

Valmor Pavan

Judite Maria Caovilla Uez