Câmara aprova Moção de Apoio à UFSM para a liberação de canais de rádio e TV no campus de FW

por Gustavo Menegusso publicado 21/11/2023 20h50, última modificação 07/10/2024 09h18
Moção de autoria do vereador suplente, Lauro Luiz Chielle, foi aprovada por unanimidade
Câmara aprova Moção de Apoio à UFSM para a liberação de canais de rádio e TV no campus de FW

UFSM Campus de Frederico Westphalen (Foto: Reprodução UFSM/Divulgação)

Em Sessão Ordinária, no dia 14 de novembro, o Poder Legislativo aprovou uma Moção de Apoio à solicitação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) junto ao governo federal, para a liberação de canais de rádio e TV no campus de Frederico Westphalen. De autoria do vereador suplente, Lauro Luiz Chielle, a Moção foi assinada por todos os edis das Casa.

– Atualmente, cerca de 50 rádios e TVs universitárias são operadas por instituições federais de ensino superior, mas a ideia do governo é triplicar esse número com a expansão da Rede Nacional de Rádio e Televisão. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, já existe o interesse formalizado de 33 universidades para 51 rádios FMs e 31 instituições têm projetos para operar 49 estações de TV digital. Cientes de que a UFSM-FW, que possui cursos de Jornalismo e Relações Públicas no campus, também já demonstrou esse interesse, propusemos essa Moção para reforçar nosso apoio a essa demanda da universidade, que muito já fez e ainda faz pelo nosso município e região”, comentou Chielle.

Além da Moção, que será encaminhada para o Governo Federal, o Poder Legislativo, por meio do presidente Raul Pazuch da Silva, já havia entregado, no mês de agosto, um ofício com o pedido da direção do campus diretamente no Ministério das Comunicações, em Brasília.