Câmara aprova Moção de Apelo para colocação de guardas nas escolas estaduais

por Gustavo Menegusso publicado 25/04/2023 10h30, última modificação 07/10/2024 09h18
Proposição será encaminhada ao governador do Estado, Eduardo Leite
Câmara aprova Moção de Apelo para colocação de guardas nas escolas estaduais

Sessão Ordinária do dia 18 de abril (Foto: Gustavo Menegusso)

Com os objetivos de buscar e cobrar uma atenção do Governo do RS com a segurança das crianças e adolescentes que estudam nas escolas da rede estadual em Frederico Westphalen, o Poder Legislativo aprovou na Sessão Ordinária da terça-feira, 18, uma Moção de Apelo. O pedido é para que o governador Eduardo Leite determine a colocação de um guarda ou segurança nos educandários de competência do Estado.

A autoria da proposição é o vereador Leandro Mazzutti e foi assinada pelos vereadores de todas as bancadas do Legislativo Municipal.

– É notório que seguidamente tem acontecido ações de ataques armados e covardes em escolas, em muitos casos levando a óbito crianças inocentes. O momento é de dar uma resposta e trabalharmos com a prevenção a tais atos abomináveis. Sugere-se imediatamente aumentar o efetivo de policiais aposentados, que pode ser feito de acordo com o Programa dos Policiais Civis Aposentados (PPCA) e o Programa Mais Efetivo (PME). A proposta é que os mesmos contribuam com uma maior segurança, se mantendo, de forma permanente, nas escolas públicas do nosso Estado, como forma de prevenção à violência no ambiente escolar –, salientou Mazzutti.

Poder Legislativo mobilizado pela segurança nas escolas de FW

Em Sessão Extraordinária, no dia 11 de abril, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen já havia autorizado a contratação de mais oito vigilantes para auxiliar na segurança das escolas municipais. Na oportunidade, moradores também cobraram uma atenção para os educandários estaduais, mas em razão de o município não ter jurisprudência para atuar nestas instituições, a Câmara propôs e aprovou uma Moção de Apelo para também cobrar ações do Governo do Estado.