Avenida São Paulo será a primeira rua contemplada com ações do projeto Poste Limpo

por Gustavo Menegusso publicado 31/07/2023 11h58, última modificação 07/10/2024 09h18
Data e local do “Dia D” foram definidos em reunião realizada na Câmara de Vereadores sexta-feira, 28

Reunião ocorreu na Câmara de Vereadores, na sexta-feira, 28 (Foto: Gustavo Menegusso)

As primeiras ações, na prática, do projeto Poste Limpo em Frederico Westphalen já têm data e local definidos. Os detalhes foram alinhados na sexta-feira, 28, em reunião com representantes do Poder Legislativo, Rio Grande Energia (RGE) e os provedores de Internet Atua Net, Claro, Tchê Turbo e SpeedRS. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores.

Após sugestões de várias ruas para serem contempladas nesta primeira etapa do projeto, os participantes definiram por iniciar as ações na Avenida São Paulo, no trecho a partir da Rua Assis Brasil em direção ao Bairro Aparecida. O “Dia D” ficou marcado para a quarta-feira, 14 de agosto, a partir das 8h30min.

No período que antecede ao “Dia D”, a RGE ficou comprometida de fazer uma vistoria no trecho para verificar alguma situação de risco. No dia da primeira operação, a concessionária de energia também disponibilizará uma equipe para dar suporte sobre a questão de risco elétrico e distanciamento. Ainda será solicitada uma avaliação prévia do local pela Secretaria de Obras, para verificar a questão da iluminação pública, bem como do Departamento de Trânsito, para cuidar da questão da trafegabilidade durante o “Dia D”.

A Campanha Poste Limpo

Idealizada pela Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul), a campanha tem por objetivo conscientizar as empresas do setor a respeito do cabeamento nos postes de energia, organização e distribuição da fiação nas cidades, a fim de prevenir problemas de poluição visual e acidentes. Por meio do projeto, serão feitas adequações nos cabos de fibra ótica, na fiação da iluminação pública e da concessionária, seguindo o padrão exigido GED 270, além do recolhimento dos cabos sem uso. A ideia é que novas ruas sejam contempladas ao longo do ano.