Assessores de Bancada iniciam trabalhos na Câmara

por Gustavo Menegusso publicado 02/08/2023 17h25, última modificação 07/10/2024 09h18
Profissionais foram apresentados na terça-feira, 1º
Assessores de Bancada iniciam trabalhos na Câmara

Assessores de Bancada iniciaram trabalhos na terça-feira, 1º (Foto: Gustavo Menegusso)

As Bancadas que constituem o Poder Legislativo de Frederico Westphalen – MDB, PDT, Progressistas e PSDB – passaram a contar, a partir desta semana, com seus respectivos assessores. As indicações dos nomes dos cargos em comissão ficaram sob responsabilidade de cada partido.

A assessoria de bancada foi retomada no Legislativo Municipal após uma construção conjunta entre os vereadores de todas as siglas partidárias, que entenderam a necessidade da contratação destes profissionais diante do momento de modernização que está passando a Câmara de FW. Desde 2021, os processos legislativos estão sendo informatizados e, em breve, com a efetivação no novo sistema, todas as proposições (projetos, indicações, moções, pedidos de providência, enfim, todas as matérias protocoladas na Casa) ocorrerão apenas de forma digital.

Além de auxiliarem os vereadores com questões relacionadas ao novo sistema (criação, digitalização e abastecimento de proposições a serem deliberadas em Plenário), os assessores também serão responsáveis por organizar os horários de atendimento ao público dos edis de suas bancadas, ajudar os parlamentares nos trabalhos de fiscalização e acompanhamento de visitas, dentre várias outras atribuições.

 

Reunião de apresentação

Os quatro assessores começaram os trabalhos na terça-feira, 1º. Inicialmente, eles participaram de uma reunião com a diretora da Câmara, Adriana da Silva Milani, e a assessora do presidente, Heloise Santi, que apresentaram o Regimento da Casa e o funcionamento das atividades do Poder Legislativo. À noite, os assessores também acompanharam os edis durante a primeira Sessão Ordinária do mês de agosto.


Os assessores

Bancada do MDB – Indianara Pereira, acadêmica do Curso de Direito;

Bancada do PDT – Andre Santos, bacharel em Jornalismo;

Bancada do PSDB – Claudinara Anezi de Souza, formada em Educação Física (licenciatura);

Bancada do Progressistas – Francine Machado, bacharel em Direito e especialista em Direito Constitucional, Direito de Família e Direito Trabalhista.