Ampliação dos serviços de Hemodiálise e instalação da Oncologia são temas de audiência com a secretária Arita Bergmann

por Gustavo Menegusso publicado 16/06/2023 18h10, última modificação 07/10/2024 09h18
Reunião técnica realizada em Porto Alegre, na quarta-feira, 14, foi solicitada pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores de FW

Reunião técnica ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em POA (Foto: DIvulgação)

Agendada pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, o presidente da Comissão Especial em prol da Oncologia, vereador Jorge Alan Souza, participou na quarta-feira, 14, de uma audiência no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A reunião técnica contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann e sua equipe; a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marly Vendruscolo e os assessores da Casa Civil, André Palacio e Patricia Piccoli. De forma on-line também acompanharam o momento a direção do Hospital Divina Providência (HDP) e representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau).

De acordo com Souza, o objetivo da audiência foi buscar informações junto ao Estado acerca da ampliação da Hemodiálise e sobre a instalação da Oncologia. “Tivemos uma conversa bem franca e aberta para realmente entendermos o que o Estado está pensando com relação ao HDP e quais são as contrapartidas que o hospital tem que fazer para ampliarmos os serviços de Hemodiálise e, talvez, no futuro, também termos a Oncologia. As novidades são boas, mas temos muito trabalho a ser feito, precisamos trazer as pessoas técnicas para ajudarem a fazer os projetos, que logo estarão prontos, para aí nós começarmos, primeiramente, a ampliação da Hemodiálise e, posteriormente, a Oncologia”, explicou o vereador.

Segundo o presidente da comissão, as informações debatidas na audiência com a secretária Arita serão apresentadas às lideranças de toda a região em uma reunião na próxima semana.