Aline Ferrari Caeran e Raul Pazuch da Silva continuarão à frente da Procuradoria Especial da Mulher em 2023

por Gustavo Menegusso publicado 08/03/2023 17h35, última modificação 07/10/2024 09h18
Eleição foi realizada na terça-feira, 7, durante a 1ª Sessão Ordinária do ano

Eleição da Procuradora Especial da Mulher ocorreu na terça-feira, 7 (Foto: Gustavo Menegusso)

Após o recesso parlamentar, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen retomou na terça-feira, 7, as Sessões Ordinárias da Câmara. O primeiro encontro do ano foi marcado por Grande Expediente e pela leitura de sete projetos de lei do Executivo Municipal, além de várias matérias do Legislativo, dentre elas, cinco Indicações e uma Moção de Aplausos em homenagem à professora aposentada, Amalia Inez Felin Lavarda, pelas suas contribuições à história e à cultura do município.

Eleição da Procuradoria Especial da Mulher

Ainda na Sessão ocorreu a eleição da Procuradoria Especial da Mulher. Com apenas uma chapa inscrita, a vereadora Aline Ferrari Caeran e o presidente Raul Pazuch da Silva foram reeleitos por unanimidade para os cargos de procuradora especial e procurador-adjunto, respectivamente. Eles ficarão à frente por mais um ano.

Instituída em março de 2022, a Procuradoria Especial tem por finalidade a defesa e promoção da igualdade de gênero, da autonomia, empoderamento e representação das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de discriminação e de violência contra mulheres e meninas.

No ano passado, por meio da Procuradoria, foram realizadas diversas ações, dentre elas, uma campanha de arrecadação de itens de higiene para as apenadas do Presídio Estadual de FW e a criação dos prêmios “Mulher Cidadã” e “Meninas Olímpicas” no âmbito do município, que contaram com a iniciativa popular e serão entregues pela primeira vez em 2023.

Resumo da Sessão

Matéria do Poder Legislativo

- Moção de Aplausos n° 01/2023: Tem como objetivo homenagear a professora aposentada, Amalia Inez Felin Lavarda, pelas suas contribuições à história e cultura da cidade de Frederico Westphalen.

- Indicação nº 01 /2023: Solicita ao Executivo Municipal que sejam feitos reparos e limpeza nas ruas México e Marginal da BR-386, no Bairro Santo Inácio.

- Indicação nº 02 /2023: Indica melhorias na estrada que liga as comunidades das linhas Alto Alegre e Lajeado Bonito.

- Indicação nº 03/2023: Indica ao prefeito que proceda a convocação dos dentistas concursados, a fim de atender a demanda de procedimentos odontológicos no município.

- Indicação nº 04 /2023: Indica ao Executivo Municipal que aumente o valor pago por metro quadrado ao Programa “Mais Frederico Agro”.

- Indicação nº 05/2023: Indica ao Poder Executivo Municipal que aumente o valor pago no Programa “Morar Melhor”.