“Salvamento da pequena Helena”: Câmara reconhece ato de heroísmo de soldados do Corpo de Bombeiros de FW

por Gustavo Menegusso publicado 19/10/2023 18h10, última modificação 07/10/2024 09h18
Moção de Aplausos foi entregue durante a Sessão Ordinária da terça-feira, 17
“Salvamento da pequena Helena”: Câmara reconhece ato de heroísmo de soldados do Corpo de Bombeiros de FW

Moção de Aplausos foi entregue durante Sessão Ordinária da terça-feira, 17 (Foto: Gustavo Menegusso)

Você sabe o quanto 30 segundos podem fazer a diferença na vida de alguém? Foi exatamente em 30 segundos que os soldados do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, Norberton Marques de Souza e Ezequiel Rodrigo Minetto, salvaram a recém-nascida, Helena, em julho de 2023. A bebê, de apenas 23 dias, estava engasgada com leite materno, quando os pais chegaram às pressas no quartel dos Bombeiros buscando ajuda. Por meio da Manobra de Heimlich, os soldados desobstruíram as vias aéreas da criança, um gesto que salvou uma vida, mais uma dentre tantas que já foram salvas por esses heróis.

O fato, de grande repercussão estadual e nacional, também chamou atenção do Poder Legislativo de FW, que aprovou uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao ato dos soldados. A proposição da homenagem foi do vereador Jacques Douglas de Oliveira e contou com apoio dos edis de todas as bancadas. A entrega ocorreu durante a Sessão Ordinária da terça-feira, 17, com a presença dos soldados e do comandante Nilton Pedon e a subcomandante Adrina Weber. “Agradeço ao vereador Jacques, autor desta Moção, e também aos demais vereadores que comungaram com essa homenagem. Essa Casa, que já tem nos auxiliado em outras situações, agora ela engrandece ainda mais o reconhecimento do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros à sociedade regional”, destacou o comandante Pedon, que representou o Pelotão durante manifestação na Tribuna Popular.

 

Representantes das Bancadas parabenizam Corpo de Bombeiros

Após o agradecimento do comandante do Corpo de Bombeiros, um vereador de cada bancada realizou sua manifestação e agradeceu os serviços prestados pelo Pelotão. “Salvar uma vida é algo que não tem preço e quando há uma vida em perigo a comunidade sempre recorre aos bombeiros. A Casa Legislativa reconhece o papel essencial que vocês desempenham e nós como legisladores estamos à disposição para ajudar a instituição”, afirmou o líder da Bancada do MDB, Jacques Douglas de Oliveira.

Já o vereador Leandro Mazzutti (PDT) destacou os 28 anos de atuação do Corpo de Bombeiros de FW, fundado em 09 de outubro de 1995. “Entendemos que o Legislativo é parceiro da corporação desde antes sua fundação, pois foi do movimento dos vereadores e demais lideranças da comunidade, batendo a porta do governador, que trouxeram o Pelotão ao município. Caminhamos lado a lado e desejamos que a atuação de vocês tenha a segurança garantida”.

Também o vereador Jorge Alan Souza relatou a importância dos bombeiros à sociedade e a confiança que a profissão passa à população. “Uma pesquisa do Ibope, em 2019, revelou que a profissão que os brasileiros mais confiam é a do bombeiro, com 93% dos votos. Vocês, homenageados, representam milhares de profissionais que estão trabalhando para cuidar das pessoas, da nossa vida e do nosso ambiente. Vida longa à instituição e podem contar com o Poder Legislativo sempre”. “Vocês são pessoas do bem, que procuram ao máximo se empenhar para salvar vidas, e em tantas outras atividades, como incêndios e acidentes. Então, gostaria de parabenizá-los novamente, que vocês continuem nessa atividade com coragem e perseverança”, finalizou o líder da Bancada do Progressistas, Belonir Vendruscolo.  

Os homenageados

Norberton Marques de Souza está há 12 anos no Corpo de Bombeiros e antes de vir para Frederico Westphalen, no ano de 2014, serviu em Passo Fundo e Lagoa Vermelha. Com 32 anos de idade, Norberton já atuou em salvamentos diversos, de pessoas mais velhas, idosas, mas bebê foi a segunda vez.

Moção de Aplausos Corpo dos Bombeiros de FW (12).jpg


Ezequiel Rodrigo Minetto é um dos últimos bombeiros que chegaram no quartel de Frederico Westphalen. Com apenas 29 anos, entrou para o Corpo de Bombeiros em 30 de abril de 2020 e antes de vir para FW, em agosto deste ano, atuou em Guaporé e Nonoai.

Moção de Aplausos Corpo dos Bombeiros de FW (3).jpg


O comandante da corporação no município, primeiro-sargento Nilton Pedon, já tem 23 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e tão logo foi incluído no quadro efetivo. Em 24 de dezembro de 2001 veio para Frederico Westphalen, onde segue até hoje. Em janeiro de 2018 assumiu pela primeira vez o comando da corporação, onde permaneceu até 2021, retornando a chefia 1º de julho de 2022, somando mais de cinco anos de trabalho no comando da entidade.

Moção de Aplausos Corpo dos Bombeiros de FW (8).jpg