“Minha rua tem nome e história”! Afonso Corrêa, o padre que se integrou com a comunidade frederiquense

por Gustavo Menegusso publicado 12/06/2023 11h45, última modificação 07/10/2024 09h18
Série da Câmara de Vereadores tem o objetivo de mostrar quem são os personagens que dão nome às ruas de Frederico Westphalen

Nesta semana, na série “Minha rua tem nome e história” vamos conhecer um pouco da vida do padre Afonso Corrêa, um personagem que dá nome a uma rua no Bairro Santo Inácio.

Após ser ordenado sacerdote diocesano pelo bispo dom Antônio Reis e ter atuado ao lado do irmão na Paróquia de Tupanciretã, Afonso Corrêa iniciou sua caminhada de evangelizador na Vila Barril, em 1947. Na época, com a conclusão das obras do Pré-Seminário Nossa Senhora Medianeira, pelo padre Vitor Battistella, ele foi designado pelo bispo a ser o reitor-administrador do seminário em Frederico Westphalen.

Sacerdote zeloso e de profunda fé, humanitário e desprendido de bens materiais, preocupado com a formação dos jovens, teve no padre Vitor um conselheiro e amigo. Foi evangelizador e pregador de retiros nas comunidades da área da paróquia. Neste período, também organizou o Coral Nossa Senhora Medianeira, aproveitando vozes dos seminaristas e algumas cantoras da Matriz. Foi maestro nos anos de 1952 a 1954, quando foi organizado o Coral Santa Cecília, permanecendo como único grupo de cantos.

Padre Afonso integrou-se à comunidade de Frederico Westphalen e, em 1953, foi convidado a participar das subcomissões, auxiliando a Comissão Central no processo da criação do município de Frederico Westphalen.

Um grande admirador da música mais dinâmica e da clássica, instalou na parte frontal do seminário uma coluna de alto falantes, com 4 metros de altura, para atingir a cidade, pela manhã e à noite, com, quando rezava as orações diárias. Aproveitava a oportunidade para oferecimento de dedicatórias. Completou seu trabalho ligando a central ao sistema de som do Hospital Divina Providência, instalando caixa de som nos 24 quartos, com botão de liga e desliga.

Permaneceu na administração do seminário até 1959 e no ano de 1962 retornou para Tupanciretã, onde faleceu. Em 1985, Antônio Ruaro, ao lotear a área que hoje é o Bairro Santo Inácio, designou uma das ruas como Padre Afonso Corrêa, uma homenagem ao sacerdote que solidificou sua amizade e trabalho com a comunidade frederiquense.

Série “Minha rua tem nome e história”!

Iniciada no dia 21 de maio, essa série de conteúdos tem como objetivos mostrar para a comunidade quem são as personalidades que nomeiam as ruas de Frederico Westphalen, bem como incentivar a nomeação de novas vias a partir de nomes de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município.

*Ascom Câmara FW, com informações do historiógrafo Wilson Ferigollo.