“As pessoas com deficiência têm capacidade, têm vontade, mas, muitas vezes, faltam oportunidades”

por Gustavo Menegusso publicado 10/10/2024 16h05, última modificação 10/10/2024 16h04
Poder Legislativo realizou Sessão Especial no dia 27 de agosto, com apresentações e relatos de PcD e seus familiares

Sessão da Câmara Especial da Semana da Pessoa com Deficiência (Foto: Ellen Manfio)

Assim como em 2022 e 2023, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen realizou mais uma Sessão Ordinária Especial dentro da Semana da Pessoa com Deficiência. Neste ano, participaram da Tribuna Popular a intérprete de Libras do município e também das Sessões da Câmara, Angela Padilha; além de Claudionara da Silva Rodrigues e Roselene da Silva, mãe e avó, respectivamente, do Nycolas, aluno surdo da Escola Municipal Maria Falcon. O estudante está sendo alfabetizado graças a aprovação de um projeto de lei que criou o cargo de intérprete de Libras no município.

- O Nycolas começou a rezar o pai-nosso na escola neste ano, do início ao fim. Algumas vezes reza na minha frente por ter decorado os sinais, mas ele ainda não tem noção que está reproduzindo uma oração. Sabe que existe Deus, pois a pouco tempo sua vó adoeceu e ele pediu a coleguinha com quem tem mais afinidade para rezar para o anjo da guarda e pedir que ela voltasse logo para casa. Agradecemos o Poder Legislativo e o Executivo Municipal que tornaram possível a alfabetização do Nycolas. Ele é um marco para a educação de Frederico Westphalen, pois é o primeiro surdo alfabetizado em sua língua materna, projeto que começou na 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, em 2022 –, destacou Angela.

A Sessão ainda foi marcada pela participação do cantor Gilmar Prestes, que literalmente soltou a voz e encantou a todos com seu talento musical. Prestes também usou o microfone para contar um pouco da sua história de vida. “Tenho deficiência visual, fui perdendo a visão gradativamente, mas sempre tive comigo que isso nunca foi um empecilho, mas sim um combustível para procurar sempre fazer o melhor. Superação sempre acima de tudo. Muitas, vezes, as pessoas com limitações não têm as oportunidades, os incentivos da sua capacidade, isso machuca, fere e entristece. Por isso, eu peço que às pessoas, às entidades e ao Poder Público que olhem com mais carinho por essas pessoas, porque elas têm capacidade, têm vontade, mas, muitas vezes, faltam oportunidades”, ressaltou Prestes.

Exposição Fotográfica “Nossa História: quem somos e o que fazemos”

Entre a terça-feira, 27, e a quinta-feira, 29, a Câmara de Vereadores recebeu a exposição fotográfica “Nossa História: quem somos e o que fazemos”, tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024. As fotos retratam alunos da Apae e evidenciam suas histórias de vida e trajetórias de superação e inspiração.

A exposição itinerante ainda irá percorrer diversos outros espaços do município nas próximas semanas.