“Acessibilidade, Autonomia e Independência” será o tema da 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

por Gustavo Menegusso publicado 30/06/2023 14h36, última modificação 07/10/2024 09h18

Reunião ocorreu na quarta-feira, 28, na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

Com o intuito de avaliar a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada em agosto de 2022, e iniciar o planejamento para a 2ª edição, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen promoveu uma reunião na quarta-feira, 28 de junho, no Plenário Hilário Piovesan. Além de vereadores, secretários municipais e pessoas com deficiência, participaram representantes do IFFar/FW, UCEFF, URI, Uergs, Apae, Associação Empresarial (AEFW), UniRitter, Estácio de Sá, Associação dos Autistas Miguel, Equipe Multidisciplinar, Associação em Prol da UTI Neonatal e Pediátrica (AUNP/RS) e Conselho Municipal de Saúde.

Em um primeiro momento, os participantes avaliaram como foi a Semana Municipal de 2022, que repercutiu positivamente junto à comunidade e culminou com 12 sugestões de políticas públicas a serem criadas em prol dos PCDs, dentre elas, a reativação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. As proposições foram encaminhadas ao Executivo Municipal no ano passado, contudo, de acordo com os participantes, pouco se avançou na prática com relação a essas questões. “Iremos solicitar ao Executivo Municipal uma resposta acerca do oficio que foi entregue e o porquê não foram implementadas as políticas públicas sugeridas”, comentou o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva.

A reunião também serviu para relatar os avanços que foram possíveis a partir das discussões propostas durante os eventos da Semana, como o Curso de Formação em Educação Especial para profissionais da rede municipal, que foi ofertado a partir de uma parceria entre a Uergs, IFFar/FW e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Também foi citada a criação do cargo de Intérpretes de Libras no quadro de funções públicas do município e a contratação destes profissionais. “A Câmara de Vereadores também está em processo de licitação para a transmissão das Sessões na Língua Brasileira de Sinais”, complementou Pazuch.

Escolha do tema da Semana Municipal 2023

Após a avaliação, os participantes também relataram demandas de acessibilidade necessárias no munícipio, sejam em ruas, prédios públicos ou no comércio em geral, além de capacitações para comerciantes, atendentes e monitores escolares. Em meio às discussões, nasceu o tema da Semana Municipal 2023, que será “Acessibilidade, Autonomia e Independência”.

– Neste diálogo entre instituições, secretarias, comunidade e as pessoas com deficiência, lançamos proposições para uma nova temática, para uma abordagem em nosso município, para pensarmos sobre inclusão, acessibilidade, autonomia e independência da pessoa com deficiência. Fique acompanhando durante todo esse percurso, até o mês de agosto, quando acontece a 2ª Semana Municipal, que iremos levantar vários questionamentos, apontamentos e também irmos à prática”, destacou a professora da URI/FW, Vanice Hermel.

No encontro ainda foi sugerida a possibilidade de a 2ª Semana Municipal ser realizada na Praça da Matriz. A definição do local e as atividades que irão contemplar a programação serão definidas nas próximas reuniões. “Agradecemos a todos os que estiveram conosco na 1ª Semana e retornaram neste ano e aos novos parceiros. Deixamos ainda o convite aberto a todas as pessoas da comunidade que gostariam de se unir a este projeto em prol de um município com mais acessibilidade, inclusão e equidade”, finalizou o presidente da Câmara.